quarta-feira, 8 de junho de 2016

Porto Seguro, BA parte I

Enfim, saímos de São Mateus com idéia de ir pra Prado, mas como o tempo estava sempre chuvoso, decidimos passar direto, depois pensamos em conhecer o Monte Pascoal, mas também desistimos e rumamos pra Porto Seguro, estávamos anciosos pra conhecer a tão famosa cidade bahiana.

Paramos nesse lugar para fazer o café da tarde.

Outra parada pra conhecer melhor na beira da estrada

Porto Seguro ainda estava a 210 km.

Pegamos vários trechos com transito pesado e o Touchê não passava dos 80, quem vem atrás que espere.

Encontramos esse Motorhome parado na beira da estrada comprando Pamonhas, conversamos por pouco tempo, mas me deu várias dicas sobre pernoite em Porto Seguro.

Em Itabela encontramos mais um caminhão da Tambasa, empresa que pernoitei em Belo Horizonte e havíamos participado da feira de construção.

Vez ou outra passamos por ciclistas treinando e como fui ciclista, sempre que passo por algum em treinamento, buzino dando sinal que gosto e admiro o ciclismo

Isso é entre Eunápolis e Porto Seguro

Primeiro portal de Porto Seguro, alívio pois o dia já estava acabando

Como chegamos meio tarde, fomo direto pro Camping Mundaí, mas a pessoa responsável não se encontrava, o funcionário pediu pra esperar, mas fiquei com medo de escurecer e não acertar os valores da diária, pois estava demorando muito, fui ao posto quase ao lado.

Pernoitamos no Posto Mundaí, quase ao lado do Camping, o gerente foi super receptivo e deixou a gente pernoitar no posto, bem nesse local onde foi meu quintal, acabamos por ficar 2 dias nesse local sem pagar nada, apenas abastecí o Motor Home, apesar de caro, mas só com a gentileza de nos deixar ficar alí sem cobrar nada, já estava ótimo.
No outro dia retornei ao Camping Mundaí e novamente a pessoa responsável não estava, um funcionário  me passou o número do telefone da pessoa e mais tarde liguei para saber de valores. Foi uma novela, pois como era final de ano, pretendia ficar do dia 29 de Novembro até dia 7 de Janeiro, mas os valores não compensava e ainda por cima teria que sair do camping entre os dias 27 de Dezembro e 2 de Janeiro, pois já estava com as vagas todas reservadas. Acabei não ficando pelo valor e também pela localização, pois como a Meire é portadora de necessidades e não carregamos carro, ficaria difícil pra locomover pela região.

Fomos para o centro da cidade procurar um local agradável pra ficar

Gostamos dessa praça, bem em frente a prefeitura, ao lado do Fórum e bem no centro, super bem localizada, ficamos dois dias, quando a prefeitura enviou dois fiscais dizendo que não poderia ficar alí. Tentamos argumentar com o secretário que alí seria bom pra nós e que não encontramos outro lugar com acesso pra Meire, mas não teve jeito, tivemos que sair.

Logo perto dalí, uns 400 metros encontramos o estádio municipal, onde a seleção da Suíça treinou durante a Copa do Mundo de futebol. Um estacionamento excelente, novinho com tomada pra energia e água, tudo limpinho, então pedimos para o responsável, o Bigode, pessoa de cara fechada, mas de coração muito grande, nos autorizou ficar numa boa e ainda ofereceu as dependências do estádio, tais como churrasqueira e banheiros, mas não usamos, óbvio.

Devidamente instalados, fomo pra Passarela do Álcool, que agora se chama passarela do descobrimento, uma das coisas que me impressionou foi as luminárias que ví expostas, fiquei super fissurado, achei a coisa mais linda do mundo e como eu vivia procurando algo pra fazer nas horas que me sobrava e também uma fonte de renda extra, pensei na hora, é isso que eu vou fazer.... e foi a partir dessa, que a Meire ganhou do artesão por ter dado a ele um livro dela, comecei a observar e comecei a produzir, cujo contarei em outra postagem o dia do início junto com o amigo Lucas e Maurício

Passeio na orla de POrto Seguro

Cartaz que estava na Passarela do álcool com o artesão que produz as luminárias.

As luminárias que ele produz são fantásticas....

Mais um quintal em Porto Seguro

Ficamos boquiabertos quando vimos passar um funeral com pessoas batucando e cantando, não parecia um funeral, parecia mais uma festa santa ou desfile de carnaval ou coisa parecida com comemoração, nunca tinha visto aquilo. Deixou-nos bastante admirados.

Olhem o ritmo do batuque 

Quase todo dia como íamos ao centro, a Meire resolveu fazer uma pose com o papai noel na frente do Mercado Cambuí

Quintal no estacionamento do estádio

barraca do TôaToa.. já que nosso grupo do MS se chama Tôa Tôa.

estrada sentido o Mundaí

Vista linda sentido Coroa vermelha, nosso destino, já que para banho na cidade as praias não são boas.


Em Coroa Vermelha, achamos um hotel fechado, pois descobrimos que estava fechado por causa judiciais dos problemas da Petrobrás, então estacionamos no pátio dele e ficamos por dois dias nesse local, também com energia.

Levantava cedo só pra ver o sol nascer na praia e fazer caminhada com a Mila.

A Meire ficava tirando mais uma soneca e no outro dia quando cheguei ela estava sentada também observando o nascer do sol, achei muito interessante  esta foto com ela ao fundo e o reflexo das nuvens, do mar e do sol.

Esse era o quintal no hotel fechado


Na beira da praia com energia, lugar seguro, e um quintal desse, nem dava vontade de ir embora...

Vista do mesmo lugar, mas do outro lado do Motorhome

Praia de Coroa Vermelha

A Meire tava se achando, sem muito sol.

Até eu estava muito a vontade e gostando muito, a praia estava uma delícia

Logo o tempo começou a fechar

Já que acabou o sol,era hora de sair da água.


Aproveitamos e fomos conhecer o artesanato indígena onde foi rezado a primeira missa no Brasil

Indiazinha vendendo suas peças.

Estava se misturando a indiaiada.... kkkkk

Mais poses do local da primeira missa.

Esse local é bem em frente de onde estávamos estacionados


No sábado a tarde fui para um posto na saída da cidade para pernoitar pra poder encontrar os ciclistas da cidade e fazer um treino com eles


A Mila sempre prestando atenção em tudo, até parece que entende alguma coisa.

Sentí super bem recepcionado com os ciclistas de Porto Seguro ao qual tenho muito carinho e apreço, foi uma festa o treino, todo mundo descontraído, brincando um com o outro, fizemos uma excelente amizade e conhecí um pouco mais das suas técnicas, parecia que já nos conhecia a muito tempo, me desculpe os meus amigos ciclistas campo-grandenses, mas bem diferente de vocês, que vê os outros nas corridas e nos treinos e fazem de conta que nunca viu.

Essa foto foi uma comédia.... Vou explicar, como era início do mês, precisei fazer um depósito em minha conta, fui no caixa eletrônico e não havia envelope pra fazer o depósito, somente um caixa funcionando, banco fechado, fiz eu mesmo esse envelope com uma folha de caderno e coloquei no caixa, deu certo.

Bilheteria no porto para atravessar pra Arraial D'ajuda

Enquanto aguardava a balsa chegar, vamos curtir o movimento de vai e vem das embarcações.

O Touchê devidamente embarcado, achei o máximo, primeira vez dele numa balsa

Alegria o tempo todo


Chegamos pela balsa em Araial D'Ajuda

Logo na entrada da cidade tem esse estacionamento público, que se quiser pernoitar paga uma diária barata com água e energia, ficamos apenas uma noite aqui.

Importante pra nós era conhecer a cidade, ou seja o distrito

Visão da parte baixa da cidade

1549 ano do início da construção pelos Jesuítas, muitas histórias um bom guia pode te passar sobre a colonização desse lugar, encontra os guias ao lado da igreja


Vimos falar que uma mariscada era muito boa, fomos ver o valor do prato em um restaurante e ficamos decepcionados, perto dos 200 reais, então reclamei do valor pra um atendente numa peixaria, disse que queria um peixe pra fazer, pois a mariscada era muito caro no restaurante, ele me convenceu de comprar a porção pronta e pediu para que sua filha me ensinasse a fazer.

Gastamos apenas 35 reais e fizemos a tal mariscada e comemos em 4 refeições. Isso que sempre digo aos amigos motorhomeiros, Se não tiveres muito luxo e for desprendido a fazer as coisas, pode se ter uma boa qualidade de vida gastando pouco, tem apenas que submeter a algumas economias, assim como essa.

Nosso quintal no estacionamento público


Rua do Mucugê, dizem que é mais charmosa do Brasil.

Lugares pitorescos que vale a pena conhecer, mas a noite é muito melhor.

Fomos passear no Parque Aquático.

O Parque Aquático nos cedeu estacionamento, energia e água por 3 dias, um excelente lugar e bem localizado ...
continua a história na próxima postagem, pois são muitas fotos e muito tempo pela região.

Nenhum comentário: