domingo, 9 de setembro de 2012

As 12 horas e 1 minutos sem tirar os pes do pedal em praça pública,,,


As 12 horas e 1 minuto de Enio Oliveira

Doze horas e um minuto. Esse foi o tempo que o ciclista, Enio Oliveira, pedalou ininterruptamente em círculo no centro de Campo Grande/MS. O desafio ocorrido no dia 22 de junho de 2006 tinha como intuito a conquista de patrocínio e divulgação do esporte.


Com a finalidade de divulgar o ciclismo, testar a resistência física em cima de uma bicicleta e conseguir patrocínio para o custeio das despesas com competições, Enio Oliveira permaneceu doze horas e um minuto pedalando em torno do chafariz da Praça Arí Coelho, em Campo Grande. O percurso em círculo foi escolhido para avaliar os desgastes psicológicos do atleta e porque a praça abrange um grande público que presenciou o seu feito. Com roupas específicas, capacete e luva, ele despertou o interesse das pessoas pelo esporte, cumprindo assim um dos objetivos que se propôs.

O movimento na praça, o desgaste nos ombros - local onde o peso do corpo fica apoiado - e o vento de aproximadamente 20 km/h, foram algumas das dificuldades encontradas. O tempo limpo e ensolarado, em torno de 34 graus, obrigou o atleta a passar protetor solar diversas vezes. Para ficar sem uma alimentação reforçada e não sentir necessidade de urinar, Enio alimentou-se somente com barras de cereais e com um lanche que levou no bolso da camisa; Como estava bem hidratado, tomou pouco líquido durante o desafio e agüentou sem ir ao banheiro. "Três dias antes comi bastante massa e proteínas e tomei muitos isotônicos e outros líquidos. Já no último dia reduzi bastante a alimentação para não ter bolo alimentar e os líquidos também", conta ele que teve o acompanhamento de uma nutricionista.

Desde os nove anos, época em que comprou a primeira bicicleta, ele se interessa pelo ciclismo. Em 1986 começou a competir, mas um ano depois, devido à falta de apoio e a obrigatoriedade de trabalhar e estudar, abandonou as disputas. Somente no final de 2004, ao participar da Volta do Pantanal e ficar em 13º lugar, constatou que "dava para brigar por títulos". Atualmente, pedala de segunda a sábado durante duas ou três horas em estradas e faz à noite uma hora no rolo de treinamento. No domingo, quando não há competições, treina de quatro a seis horas.

"Eu tinha uma vida sedentária antes, então o ciclismo veio e mudou tudo. Hoje tenho muitos amigos, conheço vários lugares onde vou competir, sou respeitado por todos como atleta, tenho uma vida super ativa e a minha saúde está ótima. Além de minha dedicação, disciplina e conhecimento, pois tive que estudar muito sobre ciclismo, alimentação, medicina esportiva e outros estudos para desenvolver melhor o ciclismo", declara. Sem equipe e sem patrocínio, Enio tem pago sozinho viagens, despesas com a bicicleta, alimentação, médico, nutricionista, entre outras. Esporadicamente ele consegue o apoio de uma empresa para uma ou outra prova.

Recuperando-se de algumas dores nos ombros e nas costas, o atleta máster comemora a surpreendente presença do público no seu desafio. Ele crê que mais de mil pessoas passaram pelo local. Essas o perguntavam o porquê de tamanho esforço, achavam que era uma loucura o que fazia e duvidavam que ele completasse as 12 horas. "Gostaria que o ciclismo fosse visto pelas pessoas como uma paixão, pois é um esporte limpo, que não polui, contribui para o bem estar. Qualquer um pode praticar profissionalmente ou não". Ele agradece a equipe INEMA que dá, ao esporte, o devido valor e importância. "São pessoas assim que nós brasileiros precisamos. Que são exemplo para as outras".

Equipe INEMA

Fonte: Enio Oliveira
Cidade: Campo Grande-MS-Brasil
Fotos: Enio Oliveira
Publicado: Raquel Wainstein
DATA: 23/06/2006 <%insert_data_here%>

Nenhum comentário: